sábado, 5 de março de 2011

Carnaval atípico!



Por Marta Baião

A ficha custou cair.Mas sim,já é carnaval e estou em casa.Logo eu,que tenho o carnaval como uma das melhores festas populares e sou facilmente contagiada pelo espírito carnavalesco!

Quase todas as minhas experiências como foliã foram bem ao modo baiano:abadá,trio elétrico e muito axé.Aqui em São Raimundo, para quem é da geração de 1980,esse modo de fazer e viver o carnaval exerceu uma influência muito forte.Na verdade essa influência ainda predomina.

Por uma questão cultural, muitos nutrem uma visão de carnaval restrita ao estilo baiano,onde qualquer iniciativa que busque quebrar essa idéia é recebida com resistência e desdém.E durante muito tempo fui parte desse grupo.Contudo,somos metamorfoses ambulantes(como bem disse um  poeta baiano),e no desenrolar da vida nossas visões acerca do mundo e das coisas vão sofrendo mutações, por isso algumas vontades e anseios acabam sendo substituídos.

Se nos idos de minha adolescência minha vontade na época de carnaval era pôr um abadá e seguir um trio elétrico dentro de um cordão de isolamento,hoje não é mais.Não que o estilo bahiano dessa festa tenha perdido a graça e que não o considere uma forma legítima e bacana de diversão.Não é isso.A questão é que se pudesse escolher entre essa forma de diversão e a forma dos blocos de rua de Olinda e do Rio de Janeiro,ficaria com a segunda opção sem titubear.

Abadá(uniforme!) e cordão de isolamento numa festa popular lembra segregação.Por isso esses dois itens,na minha opinião,deveriam ficar limitados aos carnavais fora de época.Aos 'prés', 'rinas', 'retas' e afins da vida.Ok,ok!Eu sei que carnaval virou produto,e que hoje é assunto de mercado também.Business,business.Mas poxa,não podem deixar o carnaval oficial de fora?Doce ilusão!

O carnaval é uma festa multifacetada,plural.Reduzí-la a um determinado estilo é empobrecer demais sua riqueza cultural.Neste ano em São Raimundo Nonato a administração municipal resolveu jogar não um balde,mas um tanque de água congelando na expectativa daqueles que pretendiam cair na folia.Pasmem,não teremos festa.Tudo bem que o carnaval aqui foi antecipado,só que foi um festa de iniciativa privada.Então é outra história.

Bem que a gestão atual poderia ter dado continuidade a proposta do 'carnaval multicultural',como ocorreu em 2009 e foi super bacana.Uma festa democrática,no sentido de que todas a 'tribos' foram contempladas e puderam brincar e se divertir a sua maneira.Tivemos do axé ao frevo,passando pelas marchinhas.Isso tudo valorizando os músicos da região.Talvez se eles tivessem prosseguido com a proposta, aos poucos a população,principalmente os jovens, conseguissem ver a beleza que há nos blocos de rua,onde o passaporte pra diversão não são abadás,mas sim criatividade e espontaneidade das fantasias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário