quarta-feira, 15 de junho de 2011

Somos parte do cosmo


Por Marta Baião

Tenho uma mania antiga de anotar em cadernetas, em agendas, em folhas soltas de papel ou no computador, tudo que acho interessante ao ler ou ouvir alguma coisa. São frases, sentenças, máximas, ou apenas palavras, palavras bonitas! É uma forma de não deixar esquecido em minha memória algum pensamento ou idéia que em dado momento despertou meu interesse.

Ontem relendo algumas dessas anotações uma frase me chamou atenção:"O que é o homem na natureza?Um nada em relação ao infinito,um tudo em relação ao nada,o ponto central entre o nada e o tudo, infinitamente longe de compreendê-la". A frase é atribuída ao francês Blaise Pascal (1623-1662),que além de matemático foi filósofo,teólogo e físico. E hoje, 15 de junho de 2011, dia agraciado com um eclipse lunar, essa frase ganhou muito mais sentindo. Digo isso porque não há como observar a natureza, o universo, principalmente nestes momentos 'inusitados', sem ser consumida por sensações que vão da pequenez à grandeza humana. Pelo menos é assim que me sinto.

A sensação de pequenez advém da consciência de infinitude do Universo. Somos 'um nada em relação ao infinito'. Sim,somos pequenos!!!! Isso porque a certeza de nossa finitude nem sempre nos leva a agir com menos mesquinhez, egoísmo, intolerância e um número inesgotável de outras atitudes e sentimentos que se tornam estorvos em nossa caminhada rumo a uma vida mais 'evoluída',onde o amor será o guia mestre de nossas condutas. Quimera?Quem sabe!O certo é que não podemos perder a esperança na humanidade.

E o sentimento de grandeza humana? Bem, acho que só o fato de poder contemplar e se sentir parte desse cosmo prenhe de mistérios inesgotáveis,ininteligíveis e impalpáveis, já é um bom motivo para sentirmo-nos grandes ( e por que não importantes?!), mesmo cônscios de nossas limitações.


Pude observar o eclipse lunar quando retornava de uma caminhada. Passadas algumas horas a lua estava esplêndida, e do quintal da casa de minha avó fiquei contemplando-a numa simbiose de sensação de pequenez,grandeza e paz.


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Passando para visitar! rs
    Peguei o eclipse quase no final... gente, que fotos mais interessantes! Mas essa última não foi da Lua... foi? ^^

    ResponderExcluir
  3. Quelzinha,retornava de uma caminhada com Si e Fatinha quando começou o eclipse.Nem estava sabendo que teria...foi uma ótima surpresa.A última foto é da Lua também.Beijo

    ResponderExcluir